Seu Zé Pretinho, o bom compositor.
Essa nomenclatura está atrelada a diversos espíritos que se agrupam e fundamentam de diversas formas, há muitos anos atrás existiam Mestres com esse nome, infelizmente o homem se afastou da natureza, destruiu muitas riquezas naturais, então o agrupamento se expandiu mais dentro das macumbas cariocas, casas de nação com Malandro e principalmente na Umbanda.O seu Zé Pretinho foi muito cultuado como Exu, pela ignorância das pessoas na época, sua insígnia como Malandro é relativamente recente, poucas pessoas conhecem de fato seus fundamentos, e é comum desconhecerem a multiplicidade de seus trabalhos, sendo vez ou outra "confundido" com seu Zé Pelintra.
Eles tentam esclarecer através do uso pontual de sua indumentária mais associada às cores preta e branco, sendo o chapéu ainda mais evidenciado, quase sempre escuro, raramente branco com fita preta.
Mesmo assim, não é comum as pessoas os tratarem como são, espíritos muito bem fundamentados na Linha da Malandragem.
Alguns são chamados de "compositores", porque nesse grupo é muito comum haverem homens que foram músicos quando eram encarnados, com enfoque em vários gêneros que quase sempre são atrelados a manifestações de sambas, batuques e referidos como parte da cultura preta.
Sua relação com o samba, inclusive samba enredo, vai além de um "gostar" ou só por serem "malandros", eles vivenciam a música com suas almas, o que também pode indicar médiuns sensíveis musicalmente.
Não necessariamente seus médiuns serão compositores, mas tem inteligência, criatividade e abertura para alta elevação através na energia da música.
Sendo alguns casos especiais, compondo até mesmo pontos em terreiros da seara umbandista.
Ainda existe muito mais a ser fundamentado sobre seu Zé Pretinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário